Clínica Hipnoterapia Psicoterapia
Dra. Marlene Valente

Hipnose Clínica


A hipnose é considerada um “estado expansivo de consciência, em comparação com os estados normais de vigília e de sono, em que a mente desenvolve uma acuidade à receptividade e à sugestão por parte da pessoa em transe”. Ou seja, a pessoa vai ser sugestionada e pode ou não seguir a sugestão, pois estar em transe é entrar num estado livre e natural, semelhante ao sonho acordado. Durante o transe a pessoa não está a dormir e não fica inconsciente, provavelmente vai-se lembrar de tudo o que foi dito e vivenciado na sessão.

O transe hipnótico é despoletado por processos naturais ou com a intervenção de um terapeuta. Hipnose é um estado mental que a pessoa experiencia de forma natural. Este estado acontece, por exemplo, quando a pessoa experimenta a sensação de devaneio, ao conduzir o carro, podendo não se lembrar do percurso efetuado ou quando está a ler um livro ou ver um filme interessante, entra num processo de concentração focada.

Milton Erickson, o pai da hipnose moderna, define a hipnose como “um estado alterado da consciência”, ou “é um estado de consciência no qual o conhecimento que adquirimos durante a vida e que usamos automaticamente torna-se de repente, disponível…”