A Dança Movimento Terapia (DMT) é uma especialidade psicoterapêutica que explora a conexão entre corpo e mente, fomentando a expressão livre e o movimento como meios de alcançar novos caminhos de sentir, estar e aceder a emoções, promovendo a integração emocional, cognitiva e física da pessoa.
No entanto, utiliza-se a palavra “dança” para englobar no processo criativo, embora muitos pacientes não dançam no seu verdadeiro sentido da palavra nas suas sessões. A palavra “movimento” está ligada a esta expressão para incluir todos os movimentos humanos ricos de informação e comunicação. Domina-se “terapia” no sentido antigo da palavra grega “therapeuin” que originalmente significa “curar”, “tratar”, bem como, “formar” e “educar”.
A DMT destina-se especialmente a situações de:
Psicopatologia com adultos, transtornos de ansiedade, emocional: depressão ou borderline. Transtornos mentais, esquizofrenia e outros transtornos psicóticos e de personalidade.
A dependência.
Pessoas que sofreram traumas, nomeadamente abuso físico, sexual ou emocional, que tenham uma imagem destorcida do seu corpo, como os transtornos alimentares.
Psicopatologia em crianças ou jovens hiperativos, agressivos, tímidos ou jovens com deficiência; Transtornos no desenvolvimento, autismo ou dificuldades de aprendizagem, entre outras.