A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é considerada uma das mais antigas formas de Medicina Oriental. Também conhecida como medicina chinesa é denominada usualmente dado ao conjunto de práticas de medicina tradicional em uso na China, desenvolvidas no curso de sua história.
A Medicina Chinesa (MTC) tem por princípio básico a teoria da energia vital do corpo (chi ou qi) que circula pelo corpo através de canais, chamados de meridianos, os quais teriam ramificações que os conectariam aos órgãos.
A MTC tem como base o reconhecimento das leis fundamentais que governam o funcionamento do organismo humano, e sua interacção com o ambiente segundo os ciclos da natureza, procura aplicar esta abordagem tanto ao tratamento das doenças quanto á manutenção da saúde através de diversos métodos.
Actualmente são oito os principais métodos de tratamento da Medicina Tradicional Chinesa:
Fitoterapia chinesa (Fórmulas)
Acupunctura
Tuina ou Tui Ná (massagem e osteopatia chinesa)
Dietoterapia (terapia alimentar chinesa)
Auriculoterapia (tratamento pela orelha)
Moxabustão (aplicação de calor em pontos e/ou em certas regiões do corpo humano)
Ventosaterapia
Práticas físicas (exercícios integrados de respiração e circulação de energia, e meditação como: Chi Kung, o Tai Chi Chuan e algumas artes marciais) consideradas métodos profiláticos para a manutenção da saúde ou formas de intervenção para recuperá-la.